Vamos falar sobre assédio dentro das universidades?
A semana de Calourada, tradicional recepção dos bixos, é um evento de grande proporção cujo ideal é apresentar a universidade e introduzi-los na vida acadêmica, integrando os novatos com seus veteranos e demais cursos do campus. São realizadas palestras, gincanas, atividades dentro e fora do campus, como as festas. Tais eventos são, também, mostras alarmantes de como a violência se manifesta dentro de nossa universidade, bem como as formas que adota: assédio sexual (comentários e abordagens ofensivas), coerção (ingestão forçada de bebidas alcoólicas e drogas), violência sexual (estupro, toques sem consentimento, forçar a beijar veterano/bixo), violência física (agressão), assédio moral (discriminação intelectual por conta do sexo, humilhações, rejeitar investidas), e etc.
O Centro Acadêmico de Direito trabalha em prol da representação estudantil do nosso curso, em conjunto com demais órgãos da universidade – outros CAs, DA, DCE, e as Atléticas dos cursos, por exemplo. Ressaltamos, assim, que mantemos um canal de comunicação aberto para denúncias, e oferecemos todo o apoio e assistência das quais podemos instruir. Não se calem!
A universidade é um espaço de construção coletiva e, como tal, cada membro deve manter seu espaço, seu corpo e seu direito de fala respeitados e preservados. Calourxs e demais membrxs do corpo discente, ressaltamos que o CAOM estará sempre disposto a auxiliá-los a lidar com qualquer tipo de violência, inclusive na realização das denúncias.
Não toleramos qualquer tipo de violência. Respeitem!