08 de março - Dia Internacional da Mulher
A ideia de um dia internacional da mulher é fruto de um contexto de lutas por direitos sociais, datado da virada do Século XX - Segunda Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial, quando a mão de obra feminina é incorporada na indústria e sujeita a condições insalubres de trabalho.
Na Rússia, em 08 de março de 1917, a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial foi o estopim responsável por inaugurar a Revolução de Fevereiro. Contudo, apenas em 1977 o “8 de março” foi reconhecido como Dia Internacional da Mulher pela Organização das Nações Unidas.
Neste 08 de março é importante lembrar das raízes, que carregam consigo toda a dor, sangue e luta de milhares de mulheres.
Que não sejamos coniventes com a banalização desta data, e saibamos celebrar todas as mulheres e suas particularidades - suas marcas, suas formas, seus sorrisos e suas lutas.
Que este dia nos lembre de lutar por liberdade e igualdade, ao invés de celebrar a fragilidade pintada de feminilidade.
Que possamos ser quem somos, longe de esteriótipos.
Que lutemos pelo nosso espaço digno no ambiente de trabalho, com salários iguais, assim como nossas irmãs lutavam pelas condições dignas de trabalho.
Que lutemos pelo nosso espaço e reconhecimento no ambiente acadêmico e, como operadoras do direito, que possamos continuar essa luta por dignidade, liberdade e igualdade.
Feliz dia da mulher!